Construindo Cidadania, Empoderando Meninas
Consiste em ações para a promoção de políticas de igualdade de direitos entre mulheres e homens, despertando a necessidade de identificar relações abusivas em âmbito doméstico e familiar visando a eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres, informando e orientando estudantes a respeito da violência e possibilitando as meninas o conhecimento e acesso aos seus direitos, construindo uma cultura de paz, igualdade e de oportunidades no convívio familiar e em suas relações sociais nas comunidades que estão inseridas (os).
As oficinas são aplicadas em 06 (seis) encontros abordando as temáticas (i) enfrentamento á violência contra mulheres; (ii) saúde da mulher; (iii) autoestima e liderança. O objetivo além da orientação e sensibilização é estimular a percepção sobre violências e violações de direitos bem como o desenvolvimento da cidadania de forma consciente e igualitária.
O texto acima foi reproduzido de página da internet, no sítio www.mpsp.mp.br, link http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Cartilhas/NamoroLegal.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=V9rbPT0Y5jA
Mulheres em Foco
Ação desenvolvida para mulheres e meninas em situação de tutela do Estado ou sob a proteção do Estado: meninas adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, egressas, mulheres em privação de liberdade bem como as vítimas de violência que se encontram na Casa Abrigo
As temáticas, são relativas à violência doméstica e familiar: violação de direitos, empoderamento das mulheres, direitos trabalhistas, exploração sexual, tráfico de mulheres, participação nos espaços de poder, preconceito étnico/racial, discriminação por orientação sexual/identidade de gênero, autonomia e empreendedorismo.
Por meio da exibição de filmes ou documentários, fomenta-se o debate com defesa de argumentos fundamentados na igualdade de direitos, eliminando paradigmas com significados de preconceito, discriminação e violações diversas construídos ao longo da história
Diálogos de Cidadania
Tem por objetivo a discussão de direitos políticos e socioassistenciais das mulheres no contexto atribuições da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres. As ações se desenvolvem na perspectiva da participação social com encontros mensais entre sociedade civil e órgãos estaduais
Campanha “MS Unido, Paz nas Famílias”
Cidadania, Enfrentamento à Violência
A campanha "MS UNIDO, PAZ NAS FAMÍLIAS", tem como objetivo sensibilizar lideranças religiosas para que abordem o enfrentamento à violência doméstica nas falas com seus fiéis, falando sobre legislação pertinente, tipos de crimes, políticas de prevenção e combate, canais de denúncia, locais de acolhimento, etc.
Nos links abaixo estamos disponibilizando uma cartilha com texto-base contextualizando os tipos de violência e providências em caso de violação de direitos – que servirá para todas as religiões, assim como alguns materiais produzidos por nossos parceiros.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e lideranças religiosas, unidos pelo fim da violência doméstica que agride e machuca não só quem é vítima, mas toda a família. Essa campanha é de todos nós.
Folheto MS Unido, Paz nas Famílias
Texto "O conceito de família dentro das comunidades de matriz africana" - por Baba Frank Edosola
Texto "Família funcional sem violência doméstica" - Conselho Estadual de Pastores
Texto "A família - proclamação ao mundo" - Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
*Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, conforme termo de responsabilidade assinado.