Mato Grosso do Sul é um estado pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, possui uma rede estadual de enfrentamento à violência bem estruturada, um dos mais antigos Conselhos Estaduais de Direitos da Mulher, a segunda mais antiga Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e a primeira Casa da Mulher Brasileira do país. Os órgãos do sistema de justiça têm olhar diferenciado na perspectiva de gênero, assim como ocorre nos órgãos da segurança pública.
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul conta com 13 Delegacias de Atendimento à Mulher em situação de violência, sendo 1 DEAM na capital e outras 12 DAM em municípios do interior. E nos municípios de pequeno e médio porte que ainda não comportam essa estrutura, desde 2019 estão sendo implantadas as “Salas Lilás”, que consistem em espaços diferenciados, acolhedores e humanizados, para atendimento a crianças, meninas e mulheres vítimas de violência.
Na terça-feira (21) foram inauguradas as Salas Lilás de Ladário e Miranda, com emendas dos deputados estaduais Evander Vendramini e Pedro Kemp.
A subsecretária Luciana Azambuja explica que “estavam previstas 17 Sala Lilás em parceria da Assembleia Legislativa, por meio de emendas individuais dos deputados estaduais, mas foi necessário adiar a inauguração de Paranhos em razão das chuvas e ritmo das obras de adequação. Também ficou para o início do ano de 2022 a Sala Lilás de Porto Murtinho, que será implementada com recursos próprios do governo do estado, acompanhando os empreendimentos da Rota Bioceânica – em Porto Murtinho, temos atuado em conjunto com a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria da Mulher, que faz a integração e transversalidade das outras pastas e com a Câmara de Vereadores, sendo que a inauguração da Sala Lilás ocorrerá junto com uma oficina de capacitação sobre atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, prevista para primeira semana de fevereiro/2022, pois o objetivo é ampliar a rede e qualificar o atendimento, oferecendo um serviço de excelência a todas aquelas que precisarem não só da Delegacia de Polícia, mas de todos os órgãos que fazem o atendimento direto, para que além de incentivar o rompimento do ciclo da violência e encorajar a procura por direitos e o acesso à justiça, as mulheres sejam acolhidas de forma especializada e integral, com todas as políticas que possam ser aplicadas em cada caso, como assistência social, saúde, educação, trabalho, moradia, etc”.
Sobre as Salas Lilás nas Delegacias de Polícia
Em 2019 foram inauguradas as Salas Lilás nas Delegacias dos municípios de Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul e Rio Negro.
Em 2020 houve a inauguração da Sala Lilás de Maracaju, Terenos e Bonito.
Em 2021 foram inauguradas Salas Lilás nos municípios de Caarapó, Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Água Clara, Anaurilândia, Deodápolis, Glória de Dourados, Angélica, Costa Rica, Chapadão do Sul, Eldorado, Iguatemi, Sonora, Ladário e Miranda.
Publicado por: Jaqueline