A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres pactou parceria com a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), com o objetivo de desenvolver oficinas de formação e capacitação da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, com foco nos desafios e possibilidades no atendimento.
O Secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, participou do ato e reforçou que a parceria permitirá ampliar o trabalho de forma mais humanizada. “Paralelo ao diálogo para que possamos avançar na construção do trabalho, são as parcerias, as boas parcerias, e nada mais justo que o Governo do Estado junto com a Defensoria e com as Subsecretarias possam estar de mãos dadas otimizando o conhecimento dessa instituição com todo seu corpo técnico para que possamos oferecer um atendimento cada vez melhor para a nossa população para todos com segmentos, então é com muita alegria que firmamos essa parceria. ”
O Defensor público-geral, Fábio Rogério Rombi da Silva, destacou a importância da iniciativa. “Estamos dando andamento em dois projetos que temos muitas coisas em comum, a Defensoria Pública com o trabalho da Secretaria de Cidadania e Cultura, através de suas várias Subsecretarias, somos muito sensíveis às políticas públicas, temos muito a contribuir, é uma via de mão dupla para que possamos avançar, e eu digo que é um trabalho que jamais terá fim, porque sempre alguma coisa nos desafiar e aqui hoje é apenas um pequeno marco, mas muito importante no que diz respeito a nossa parceria”.
O NUDEM está desenvolvendo oficinas de formação/capacitação “REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ATENDIMENTO”, visando capacitar profissionais que atuam nas políticas públicas para mulheres (gestoras e equipes técnicas), nas redes socioassistencial e de saúde, na segurança pública e no sistema de justiça, bem como para lideranças comunitárias, nas temáticas de gênero, violência doméstica e familiar, violência sexual, direitos sexuais e reprodutivos e atendimento humanizado e especializado às mulheres em situação de violência e violação de direitos, contemplando os municípios-polo e do entorno das macrorregiões de Campo Grande, Coxim, Corumbá, Aquidauana, Jardim, Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Três Lagoas.
Na ocasião, a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, reforçou a importância do NUDEM. “Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para registrar a importância do trabalho do NUDEM que é referência no Brasil; quando a SPPM estruturou o programa “Mulher Não Se Cale”, reunindo todas as ações de enfrentamento à violência executadas pelo Governo do Estado através da nossa pasta, consideramos três eixos de atuação, e essa parceria contempla dois deles: fortalecimento da rede e capacitação dos agentes públicos. Construir em conjunto esse projeto fez com que pudéssemos trabalhar ele de forma regionalizada, alcançando os 79 municípios. ”
Acesse a matéria na íntegra: https://www.secid.ms.gov.br/secic-assina-termos-de-cooperacao-para-ampliacao-de-politicas-publicas/
Fotos: Marithê do Céu - SECIC
Publicado por: Jaqueline