A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM/MS), em parceria com a Delegacia-Geral de Polícia Civil (DGPC/MS), realizou nesta terça-feira (17), o Encontro de Delegadas de Mato Grosso do Sul, na Academia da Polícia Civil (Acadepol-MS).
O evento que faz parte da campanha Agosto Lilás contou com a presença da Delegada do Estado de São Paulo, Renata Cruppi, que falou sobre os 15 anos da Lei Maria da Penha: desafios dos atendimentos em rede.
“O encontro nos possibilitou conhecer de perto a realidade da rede de atendimento à mulher do estado de São Paulo, com a presença da delegada Renata Cruppi que neste ano completa 10 anos à frente da Delegacia de Atendimento à Mulher em Diadema (SP). Além de proporcionar às delegadas a troca de experiências e apresentar os desafios de cada cidade”, ressalta Luciana Azambuja, Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres.
Ao todo 17 delegadas participaram do encontro, representantes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), das Delegacias de Atendimento à Mulher (DAM), e Salas Lilás dos municípios do interior do Estado.
Na abertura do evento o diretor da Acadepol-MS, Roberto Gurgel destacou que, “é uma grande honra para nós receber a Delegada Renata na nossa casa, a academia de polícia, aqui voltamos a ser alunos e como é bom ser aluno, temos nossos momentos de conversa, de descontração, de dividir conhecimento. ”
Já a delegada-geral adjunta da Polícia Civil de MS Rozeman de Paula, reforçou a importância do encontro, além de falar um pouco da sua experiência na Polícia Civil. “É importante esse momento para falarmos de um assunto que a gente lida todo o dia, uma vez que daqui, dessa troca de experiências podemos ver o que está dando certo aqui, ou ali, de corrigir os caminhos do que a gente não conseguiu encontrar, por que as vezes eu fico quebrando a cabeça na minha unidade e a minha colega na dela, esse é o momento da alinharmos o nosso trabalho.”
Durante a palestra, a delegada Renata Cruppi alertou sobre violência doméstica e a importância da mulher na família, na sociedade e no mercado de trabalho. Apresentou projetos desenvolvidos na Delegacia a qual é titular, apontando a força da mulher na sociedade, bem como, sobre a necessidade de respaldar o homem, conscientizando-o e fortalecendo-o no âmbito emocional, para que entenda suas forças e fraquezas, reduzindo a violência no lar e a violência. Ainda, foi abordada à estrutura de atendimento das Delegacias da mulher (DDM) e rede de proteção integrada, além de mecanismos de ação direta da Guarda Civil Metropolitana, como parceira direta.
“Eu primeiramente quero agradecer ao Governo do Mato Grosso do Sul, pelo convite para que pudéssemos unir forças, pudéssemos dividir boas práticas e conversar sobre violência doméstica e familiar, também quero agradecer ao Governo do meu estado, que nos possibilitou esse intercâmbio de informações”, finaliza Renata Cruppi.
Agosto Lilás
É uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que já alcançou um público aproximado de 419.404 pessoas em todo o Estado, de 2016 a 2020.
Acesse aqui a agenda de ações da Campanha Agosto Lilás.
Publicado por: Jaqueline