A família é o primeiro núcleo de socialização da criança, é o local onde são transmitidos valores, princípios, usos e costumes que formarão a personalidade e o caráter da pessoa adulta. Entretanto, para muitas pessoas, é exatamente no lar onde mais estão inseguras e expostas a diversas formas de violências.
Não podemos nos omitir diante dessas injustiças. O papel social da Igreja e das Religiões, bem como do Governo do Estado, é contribuir para o bem estar da sociedade, para o saudável desenvolvimento social do ser humano e para a redução dos conflitos. Todos temos o direito de viver uma vida livre de violências, em paz, com respeito e dignidade.
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e lideranças religiosas, unidas pelo fim da violência doméstica contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
A proposta é sensibilizar lideranças religiosas para que abordem o enfrentamento à violência doméstica nas falas com seus fiéis, falando sobre legislação pertinente, tipos de crimes, políticas de prevenção e combate, canais de denúncia, locais de acolhimento, etc.
Disponibilizamos a cartilha abaixo, com texto-base contextualizando os tipos de violência e providências em caso de violação de direitos – que servirá para todas as religiões. Disponibilizamos também textos das próprias igrejas e religiões (que nos foram enviadas), para que sirvam como base para outras pessoas e instituições do interior.
A SPPM está a disposição para ministrar oficinas virtuais para formação/capacitação, quando solicitadas pelas lideranças, visando formar multiplicadores/as no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas (carga horária: 4h/a).
Folheto MS Unido, Paz nas Famílias
Texto "O conceito de família dentro das comunidades de matriz africana" - por Baba Frank Edosola
Texto "Família funcional sem violência doméstica" - Conselho Estadual de Pastores
Texto "A família - proclamação ao mundo" - Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
*Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores, conforme termo de responsabilidade assinado.