Na última quinta-feira (30) a Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, realizou o primeiro encontro de gestoras de OPMs (Organismos de Política para Mulheres) de 2023. Com o objetivo de dialogar sobre os serviços de acolhimento à mulher, como a Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em Risco de Morte e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que buscam dar autonomia e independência a mulheres vítimas de violência. Fizeram parte do evento gestoras dos 54 OPMs do Estado.
Na ocasião houve um momento para discussões acerca da melhor forma de atender vítimas de violência, capacitar a equipe técnica e foi apresentando o ciclo da violência. Para a coordenadora da Casa Abrigo, Ana Lúcia, a reunião de gestoras dos municípios do estado é importante para fortalecer a rede de apoio às mulheres. “É o momento de trocas de experiências e fortalecimento da rede, nós precisamos estar sempre juntas unidas para que possamos lutar ainda mais defendendo e empoderando as nossas mulheres, para que elas possam romper com o ciclo da violência e ter uma vida realmente livre da violência. ”
Para a Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Sant’ Anna, o encontro estadual é para socializar informações e orientar as gestoras. “Estamos trazendo algumas pessoas qualificadas para responder às demandas que as gestoras nos enviaram, por exemplo, como fazer o encaminhamento das mulheres para a Casa Abrigo, como capacitar os servidores que atendem no Centro de Atendimento às mulheres vítimas de violência, e também na questão do empreendedorismo feminino. A SPPM faz parceria com o Sebrae a fim de dialogar com as gestoras como melhorar a vida das mulheres no estado de Mato Grosso do Sul por meio do protagonismo e empreendedorismo feminino.
Bel Manvailer, Setescc
Publicado por: Jaqueline