O último workshop MS Fronteiras previsto para o mês de outubro acontece amanhã (28.10) e abordará o desenvolvimento econômico e social das mulheres fronteiriças, colocando em pauta a importância da participação da mulher na economia local e no desenvolvimento dos pequenos arranjos produtivos.
A Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja avalia que este tema vem para fechar o ciclo dos temas desenvolvidos no projeto MS Fronteiras:
"O projeto trabalha 4 eixos: articulação política e planejamento, interiorização das políticas de enfrentamento à violência, qualificação dos agentes públicos e o último, autonomia econômica e social das mulheres - porque a autonomia é a porta de saída do ciclo da violência, da dependência financeira que a mulher muitas vezes tem do companheiro e é o que impede que rompa o relacionamento, com medo de não ter como pagar as contas da casa e cuidar dos filhos. Então, falar sobre empreendedorismo, sobre empregabilidade é necessário também dentro das políticas públicas de enfrentamento à violência e é o que vamos fazer nesse workshop".
A partir das discussões foram reestruturados os eixos de ação e criadas novas estratégias, que serão consolidadas num novo planejamento para o ano de 2021. "Em tempos de pandemia nos reinventamos, criamos alternativas e conseguimos avançar, não deixamos o projeto parar. Em 2021, vamos implantar ações concretas e voltar a falar pessoalmente com as mulheres fronteiriças dos 18 municípios selecionados", afirma a subsecretária.
No workshop do dia 28, as palestras serão da gerente Lucielle Lima, do SEBRAE/MS, que falará sobre "Como definir as metas para o seu negócio" e com a coaching Caroline Reis, do Instituto Rede Mulher Empreendedora, que falará sobre "Liderança". Caso tenha interesse em participar, basta enviar um email para mulheres@segov.ms.gov.br, o acesso fica limitado ao número de participantes na plataforma Zoom.
Publicado por: Jaqueline