A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres encerra o ano de 2021 com um total de 235.507 pessoas atingidas pelas ações presenciais e virtuais, na capital e em municípios do interior. O site www.naosecale.ms.gov.br contabilizou 367.641 acessos, consolidando-se como uma ferramenta de divulgação das notícias, pesquisas e informação. A Ouvidoria da Mulher, em menos de cinco meses, fez 171 atendimentos e encaminhamentos.
“O ano de 2021 foi um ano de retomada parcial das atividades presenciais após um período 100% virtual. Seguimos com as lives e webinários que permitiram ações integradas com vários municípios do interior, capacitando e qualificando gestoras municipais e servidores/as públicos sobre políticas públicas e enfrentamento à violência, a exemplo das parcerias firmadas com a UEMS, Defensoria Pública e Ministério Público, mas iniciamos atividades presenciais como as oficinas de qualificação profissional “Recomeçar nos bairros” em parceria com a FUNTRAB; realizamos o “I Simpósio Estadual de Saúde da Mulher” em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde; estivemos nas aldeias indígenas Bororo e Jaguapiru, em Dourados, com atendimentos e orientações; em parceria com a Polícia Civil entregamos 15 Salas Lilás – e colocamos o programa “Mulheres em Movimento” na estrada: fizemos algumas viagens aos municípios do interior, resgatando as visitas técnicas, palestras e rodas de conversa, ações importantes para o fortalecimento da rede de atendimento à mulher em situação de violência, que ficaram muito prejudicadas com a pandemia”, explica Luciana Azambuja, subsecretária da SPPM/MS.
O ano de 2021 chega ao final com importantes parcerias firmadas ao longo do ano, com destaque para a cooperação do Estado de Mato Grosso do Sul com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que disponibilizará para o próximo ano 5.000 vagas do programa “Qualifica Mulher”, que visa o empreendedorismo feminino por meio de oficinas virtuais e com o Instituto Avon, que através do “Programa Acolhe” permitirá a hospedagem temporária de mulheres em situação de violência em hotéis dos municípios de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã. Para valorizar e divulgar as empresas públicas e privadas que desenvolvam políticas de defesa e garantia dos direitos das mulheres e que incentivem a equidade de gênero no ambiente de trabalho, por meio do decreto nº 15.551/2020, a SPPM/MS lançou o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, que está com prazo de inscrição aberto até 7 de fevereiro de 2022 (acesse aqui).
“Apesar de todas as dificuldades e graças ao empenho de cada uma da nossa equipe, conseguimos avançar na construção e no fortalecimento das políticas públicas e, além de cumprir as metas traçadas para o ano de 2021, elaboramos o primeiro “Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres” e finalizamos as tratativas de mais de dois anos para a disponibilização do aplicativo SOS Mulher. 2022 será um ano de muitas entregas e de novidades. Seguimos com o espírito coletivo, mantendo o diálogo aberto e participativo, buscando novas parcerias visando a melhoria da qualidade de vida das mulheres e meninas sul-mato-grossenses”, finaliza a subsecretária Luciana.
Já o titular da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura enaltece a atuação da pasta das mulheres. “Mato Grosso do Sul é destaque em políticas públicas para mulheres, graças a esse competente trabalho que é multidisciplinar e conta com ações efetivas para o enfrentamento da violência, protagonismo feminino e outras atividades que permeiam todos os cenários da vida das mulheres. Além disso, levar esse trabalho para o interior faz toda diferença, para a descentralização e atendimento cada vez mais amplo em todo o Estado. Que 2022 seja ainda mais frutífero”, declara João César Mattogrosso.
Acesse aqui o relatório das ações SPPM 2021.
Para maiores informações, favor entrar em contato pelo telefone (67) 3316-9200.
Publicado por: Jaqueline