A maior campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul será lançada no dia 3 de agosto, às 14h, em evento a ser realizado no auditório da ASSOMASUL, com restrição de público e adoção das cautelas recomendadas para realização de eventos em pandemia.
A Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM/MS) está preparando uma agenda com eventos virtuais e presenciais que será divulgada na solenidade de lançamento da campanha "Agosto Lilás", que contará com a participação de gestoras municipais de políticas para mulheres, secretárias municipais, Prefeitos, Prefeitas e Primeiras-damas de municípios que possuem Coordenadorias de Políticas para Mulheres.
Na solenidade serão entregues os certificados do Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher” às/aos representantes dos municípios de Caarapó, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim e São Gabriel do Oeste, bem como divulgadas parcerias e ações para o mês de agosto. No dia 4 de agosto o evento segue com oficina para as gestoras municipais de políticas para mulheres, a ser ministrada pela consultora Aparecida Gonçalves, visando contribuir para o conhecimento dos conceitos básicos de gênero e violência contra mulheres e para a melhoria da gestão dos organismos municipais, iniciando uma discussão que resultará no Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
A subsecretária Luciana Azambuja comemora a realização do evento presencial, que será realizado observando o uso de máscaras e de álcool nas mãos, medição de temperatura e distanciamento: “Desde março do ano passado, quando entramos na pandemia, todos os nossos eventos foram cancelados. Muitas das gestoras municipais são novas e não nos encontramos ainda. Será uma oportunidade única para troca de experiências e networking. A violência contra mulheres na pandemia tem nos preocupado muito e precisamos reunir, ouvir, dialogar e construir, coletivamente, estratégias para a prevenção e combate às violações de direitos das mulheres e meninas. A realização deste “Encontro Estadual de Gestoras Municipais” por ocasião do lançamento da campanha “Agosto Lilás” será enriquecedor e já temos confirmada a presença de 38 municípios. Toda a nossa equipe está bastante ansiosa com esse momento e esperamos que seja produtivo para todas”.
Sobre a campanha "Agosto Lilás"
“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, executada no Estado de Mato Grosso do Sul por órgãos governamentais e não governamentais, lançada em 1º de junho de 2016 e posteriormente instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A campanha “Agosto Lilás” nasceu em 2016 para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, para ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que já alcançou um público aproximado de 420.000, pessoas em todo o Estado.
Atualmente, existem leis municipais instituindo a campanha “Agosto Lilás” em Água Clara, Aquidauana, Amambai, Anastácio, Aral Moreira, Batayporã, Bonito, Campo Grande, Caracol, Caarapó, Corumbá, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Japorã, Jutí, Ladário, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de MT, Rochedo, Sidrolândia e Três Lagoas. São 31 municípios sul mato-grossenses com leis próprias para divulgação da Lei Maria da Penha e realização de ações estratégicas para o enfrentamento à violência doméstica.
Para maiores informações, favor entrar em contato pelo e-mail mulheres@secic.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9200, com a srª Rosana Leal.
Publicado por: Jaqueline