A Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, advogada Luciana Azambuja Roca, participará no dia 16 de outubro de congresso nacional do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito das Famílias, que abordará a violência doméstica e familiar como violação dos direitos humanos. O congresso inicia dia 15 de outubro, com conferência de abertura da dra Maria Berenice Dias, que falará sobre "14 anos da Lei Maria da Penha: avanços e desafios" e seguirá com diversos painéis.
A subsecretária será moderadora do painel “Impactos da violência doméstica na infância e na adolescência”, no dia 16 de outubro às 13:30h (horário local), que terá palestras de Acácia Lelis (SE), Giselle Groeninga (SP) e Ana Carla Harmatiuk Matos (PR), profissionais renomadas e respeitadas em âmbito nacional.
Para a subsecretária, ao incluir no congresso a discussão sobre os impactos da violência doméstica na infância e na adolescência, o IBDFAM coloca em pauta assunto de extrema relevância que deve receber um olhar mais atento por parte dos operadores do direito, da rede socioassistencial e do sistema de justiça. Crianças e adolescentes são sujeitos de direito cuja proteção é dever constitucional – devemos todos nós atuar para que não sejam expostos a qualquer forma de violência, sobretudo aquela praticada em âmbito doméstico, onde deveriam estar mais seguros. A violência – direta ou indireta – tem impactos negativos no desenvolvimento cognitivo e emocional, na saúde e no aprendizado desses que estão em situação peculiar de desenvolvimento e de formação, causando traumas difíceis de serem superados, inclusive acompanhando-os até a vida adulta. Precisamos falar sobre o assunto, refletir sobre estratégias a serem adotadas e construir políticas públicas para proteger a saúde e a integridade física e emocional não só das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, mas também das crianças e adolescentes que vivenciam esse ambiente tóxico e abusivo.
Para maiores informações, acesse a matéria na íntegra, no site de origem: Congresso Virtual do IBDFAM aborda a violência doméstica na infância e adolescência
Publicado por: Jaqueline