Pensando em ações efetivas que façam a diferença da vida das mulheres e ofereçam novas oportunidades e despertem nas mulheres a possibilidade de retomar as rédeas de sua vida, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres lançou em agosto/2020 o Programa “Recomeçar” – reforçando a mensagem de apoio às mulheres em situação de violência em tempos de pandemia, pois ao mesmo tempo em que estão cumprindo as regras de isolamento e distanciamento social, podem estar em verdadeiros cativeiros, afastadas da família, dos amigos, da rede de apoio, ainda mais vulneráveis e sujeitas ao controle do agressor. A primeira etapa do programa, em 2020, capacitou 641 mulheres, em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora. Em março/2021 o “Recomeçar” retornou mais fortalecido e com um número maior de cursos a serem oferecidos, mantendo a parceria do IRME com as oficinas "Ela Pode" e inaugurando parcerias com o SEBRAE/MS e FUNTRAB/MS.
Como atividades da campanha “O protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses”, foram realizadas três lives "Mulheres Inspiradoras", com convidadas que são exemplos para empoderar outras mulheres – dia 9 de março com a psicóloga, palestrante e mentora de mulheres Gina Strozzi, que abordou o tema “Mulher líder de si mesma”; dia 23 com a jornalista e publicitária Camila Tomasi, que falou sobre “A importância do networking e da troca de experiências entre as mulheres” e dia 30 com a juíza de direito Denize Dódero, primeira mulher diretora do Foro de Campo Grande, discutindo a “Equidade de gênero no sistema de justiça”. As lives foram transmitidas no Facebook da SPPM, alcançando um público de 6.187 pessoas, inclusive de outros Estados brasileiros.
Foram também realizadas quatro oficinas de qualificação profissional, com 377 mulheres diretamente impactadas pelas ações. Dia 17 de março a capacitadora do Sebrae/MS, Lucielle Lima, abordou o tema “A mulher e o Empreendedorismo”; dia 24 de março, a capacitadora da FUNTRAB/MS, Rosália Aparecida Ferreira, desenvolve o tema “Orientação para inserção no mercado de trabalho” e encerrando o mês, no dia 31 de março, a capacitadora do IRME, Caroline Reis, realizou duas oficinas, sobre “Autoimagem”, “Networking e Ferramentas Digitais”. Participaram das ações mulheres de todo o Estado e de diferentes segmentos, destacando-se a presença das gestoras municipais de políticas para mulheres e de internas dos Estabelecimentos Prisionais de Rio Brilhante, Jateí, São Gabriel do Oeste e Corumbá.
A Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Município de Amambai, Priscila Judice Lemes, participou de todas as oficinas: “As oficinas do Programa “Recomeçar” foram muito interessantes, porque trouxeram diversas informações que teríamos dificuldade para encontrar sem um direcionamento".
A gestora incluiu outras servidoras, fomentando a formação de multiplicadoras que poderão envolver as mulheres do município nas ações a serem realizadas: " Em todas as oficinas, fiz questão que as minhas assistentes, que trabalham conosco na Coordenadoria, participassem – e uma delas, a Carmem Lúcia, absorveu diversas informações que colocará em prática em seu comércio de doces de leite, como por exemplo, a criação de uma logomarca e um enfeite nos potes dos doces".
Sobre esse comentário, a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, destaca que as oficinas que iniciaram em março já estão alcançando o objetivo, que é transformar a vida das empreendedoras: "Com as dicas e conteúdos das oficinas, as mulheres estão se qualificando, aprimorando seus negócios ou iniciando uma atividade que lhes permitirá aferir renda, contribuindo assim para sua autonomia econômica e para ampliar a renda familiar, o que é extremamente importante num momento delicado como estamos vivendo por conta da pandemia".
A coordenadora Priscila também usará o conhecimento adquirido na sua vida como profissional: "A última oficina, eu gostei muito, pois algumas ideias eu usarei para o marketing do meu escritório de advocacia. Adorei quando a expositora explicou sobre o networking, sobre a nossa postura e de como até a cor do batom pode influenciar na forma como as pessoas nos enxergam. Quero deixar registrado que essas oficinas servem para todas as pessoas, tanto as que já estão inseridas no mercado de trabalho, quanto as que estão buscando o seu ingresso ou reingresso, pois traz muitas informações novas, dicas infalíveis e é de graça, ao alcance das nossas mãos. A minha equipe e eu adoramos as oficinas."
As oficinas acontecerão sempre nas três últimas quartas-feiras do mês, período matutino, em parceria do SEBRAE/MS, FUNTRA/MS e IRME. A agenda do mês de abril, incluindo as lives “Mulheres Inspiradoras”, será disponibilizada em breve e maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: sppm.recomeçar@gmail.com.
Publicado por: Jaqueline