Sala Lilás
A primeira “Sala Lilás” do Estado foi inaugurada no IMOL de Campo Grande, em novembro/2017, inspirada no modelo existente no Rio Grande do Sul: um espaço acolhedor, exclusivo para crianças, meninas e mulheres vítimas de violência física e sexual, onde podem aguardar a realização de exame de corpo de delito com mais conforto e privacidade. Com ambientação aconchegante, a proposta é humanizar o atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.
No ano seguinte, em 2018, esse modelo de humanização no atendimento e de maior privacidade à vítima, foi estendido para outro órgão da Segurança Pública Estadual e a proposta foi apresentada para a Delegacia-Geral de Polícia Civil, para que fosse implantada em municípios do interior que registrassem maiores índices de violência doméstica e familiar contra a mulher, que dispusessem de espaço físico adequado e que possuíssem policiais do sexo feminino.
Em 2019 foram implementadas as Salas Lilás nos municípios de Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul e Rio Negro, com recursos do Governo do Estado e parcerias locais. Em 2020 houve a inauguração da Sala Lilás de Maracaju, Terenos e Bonito, totalizando 7 novos equipamentos para atendimento às crianças, meninas e mulheres em situação de violência, que precisem comparecer numa Delegacia de Polícia para registro do boletim de ocorrência. Outras Salas Lilás estão em fase de implantação, utilizando recursos oriundos de emendas parlamentares estaduais, federal e recursos próprios do Governo do Estado.
Fale Conosco > Outros Contatos > Delegacias com Sala Lilás