Com objetivo de colocar 132 mil pessoas no mercado de trabalho, nesta terça-feira (02) o governador do estado, Eduardo Riedel assinou o decreto do Plano Estadual de Qualificação Profissional: MS Qualifica. O Plano oferece a obtenção de emprego e renda, mas também a inclusão social, redução da pobreza e combate a discriminação e diminuição da vulnerabilidade das populações. “O Governo é um agente que liga os pontos, para alcançar as pessoas. Para ter um Estado próspero, ele precisa ser inclusivo, chegar lá na ponta,” afirmou o governador do estado.
Dessa forma, o Plano Estadual de Qualificação Profissional contempla diversos segmentos da sociedade, dentre eles, mulheres, jovens e pessoas com deficiência. Desse modo, foi realizado um acordo de cooperação com o Ministério das Mulheres para qualificar mulheres na região de fronteira. Devido aos grandes investimentos, fábricas de celulose e a rota bioceânica, existe um problema de vulnerabilidade para a mulher, por isso é necessário a qualificação e a empregabilidade.
O secretário Executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Bruno Bastos, relata que é necessário uma qualificação profissional ou até mesmo básica para essas mulheres. “Nós vamos focar nesse público para oferecer uma qualificação profissional, qualificação comportamental e educação financeira, para que a mulher possa se tornar independente, para que mulheres que enfrentam situações de violência, possam se tornar independentes financeiramente e até mesmo ser uma empreendedora ou conseguir uma vaga de emprego.”
Jovens e pessoas com deficiência também serão contemplados com as ações. “Pessoas com deficiência também já fazem parte do nosso contrato de gestão, estamos procurando as associações que já trabalham com esse público de pessoas com deficiência e aquelas ocupações que comportem essas pessoas com deficiência.” completou o secretário.
Já os jovens vão ser prioridade principalmente na relação do primeiro emprego, os programas serão focados nos cursos técnicos e atividades que possam ser realizadas concomitantemente com o ensino médio por meio de vouchers de qualificação para que os jovens saiam do ensino médio preparados profissionalmente.
As primeiras ações do Plano Estadual foram o lançamento dos programas “Voucher Transportador” e “Voucher Desenvolvedor de Sistemas”, em que mil motoristas serão beneficiados com Voucher Transportador e CNH “D” e “E”. O Voucher vai qualificar e custear as habilitações. Para execução do MS Qualifica, foi assinado termo de cooperação entre a Semadesc, Funtrab (Fundação do trabalho de Mato Grosso do Sul), SEAD (Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e SED (Secretaria de Educação).
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, falou sobre a importância da transversalidade entre os órgãos do governo do estado, para atender às necessidades da população. “Nós vamos focar e direcionar a qualificação profissional no estado de Mato Grosso do Sul e direcionar a geração de empregos, o ponto crucial é ter o foco no beneficiário.” ressaltou
Bel Manvailer, Setescc
Fotos: Saul Schramm
Publicado por: Jaqueline