Selo Social "Empresa Amiga da Mulher"
Criado por meio do Decreto nº 15.551, de 19 de novembro de 2020, com objetivo de conhecer, valorizar e certificar as empresas públicas e privadas que desenvolvam políticas de defesa e garantia dos direitos da mulher e de apoio e incentivo à promoção da equidade de gênero no ambiente de trabalho.
Para concorrer ao selo, que será concedido uma vez ao ano, as empresas precisam comprovar que adotam práticas que incentivem as empresas na contratação e valorização da mulher no mercado de trabalho, buscando a igualdade de gênero no quadro de pessoal, prevenindo e rechaçando toda e qualquer forma de violência; que estimulem o combate ao assédio moral e sexual no ambiente corporativo; e que promovam a igualdade salarial de gêneros, contribuindo para a redução de desigualdades, com o objetivo de valorizar a mulher. Uma “carta-compromisso”, na qual constam diretrizes para a promoção e defesa dos direitos da mulher, deve ser assinada pelo/a representante legal da empresa.
A seleção das empresas é realizada por um comitê julgador, formado por representantes dos seguintes órgãos e instituições: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (na qualidade de coordenadora); SEMAGRO; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul; Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região; Ministério Público do Trabalho – Procuradoria do Estado de Mato Grosso do Sul; Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
As empresas selecionadas para receberem o Selo Social "Empresa Amiga da Mulher" são divulgadas em solenidade realizada pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, como atividade da campanha “O protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses", que aborda os temas empoderamento, empreendedorismo e empregabilidade das mulheres.
2022
Conheça os projetos vencedores:
ADECOAGRO – Vale do Ivinhema, empresa sediada no município de Angélica, projetos “Multi Programa de Inclusão Adecoagro – Pilar Equidade de Gênero” e “Programa Proteger”
“Multi Programa de Inclusão Adecoagro – Pilar Equidade de Gênero”
Objetivo: ampliar o número de mulheres em nossas operações, através de ações afirmativas que promovam igualdade de oportunidades, respeito, proteção de violências e empoderamento das mulheres, capacitando lideranças sobre vieses inconscientes, estruturando ações afirmativas para ampliação de lideranças femininas, tornando a empresa atrativa para todas as vagas da empresa e capacitando professores e lideranças comunitárias sobre a importância da equidade de gênero.
“Programa Proteger”
Objetivo: orientar e informar as colaboradoras, colaboradores e comunidade sobre os meios de denunciar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, da violência contra mulheres e do assédio sexual ou moral. Implementando ações internas e externas de caráter socioeducativo e preventivo, junto aos órgãos fiscalizadores, e sobretudo, que a Adecoagro seja um agente de transformação nas comunidades onde atua.
AGROIMPAR PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO, microempresa sediada no município de Maracaju, projetos “Eu apoio Mulheres no Agronegócio” e “Você é Sua”
“Eu apoio Mulheres no Agronegócio”
Objetivo: conscientizar as colaboradoras de seus direitos e orientar sobre as questões de igualdade de gênero e assédio ao longo de suas carreiras. Contribuindo para a valorização e a força da mulher no ambiente de trabalho: apoio e orientação jurídica às colaboradoras que tenham sido vítimas de qualquer tipo de violência de gênero, no mundo agro.
“Você é Sua”
Objetivo: o acolhimento e conexão com o feminino, o resgate da identidade, do auto estima e autocuidado, valorizando assim a presença da mulher no ambiente de trabalho; a prevenção e o combate ao assédio, com orientação emocional; e o oferecimento de um ambiente de trabalho saudável, com observância à integridade física e emocional e à dignidade da mulher, respeitando sua ciclicidade feminina.
DEL’TORO RESTO BAR, microempresa sediada no município de Ponta Porã, projeto “SOS GIRL”
Objetivo: auxiliar mulheres a saírem de relacionamentos abusivos e fornecer rede de apoio as mesmas. No ambiente de trabalho: 1. Vagas de trabalho: Priorizamos o preenchimento de vagas por mulheres, o aspecto financeiro é crucial no processo de independência feminina. 2- Salário: Mulheres recebem salários iguais ou superiores à homens no mesmo cargo. Ambiente de trabalho e clientes: 3- Rede de apoio: Exposição de telefones de denúncia, fornecimento de apoio psicológico, jurídico e material.
DIGIX - Digitho Brasil Soluções em software Ltda, empresa sediada no município de Campo Grande, programa “Impulse Girls”
Objetivo: capacitar alunas dos cursos de análise de sistemas, ciência da computação, engenharia da computação, entre outros correlatos, para o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação, visto que as mulheres ainda são a minoria nestes cursos e ocupam apenas 20% dos cargos deste mercado, masculino. (6 vagas de Estágio). As estagiárias passam por processo de mentoria, durante todo o estágio, duração máxima de 2 anos. Neste período elas aprendem as melhores técnicas de desenvolvimento de software sobre como construir sua carreira em TI, nesta área dominada por homens.
FRIGORÍFICO BRASIL GLOBAL, empresa sediada no município de Guia Lopes da Laguna, projeto “Reconstruir: Promovendo Igualdade e Empregalidade Feminina”
Objetivo: o frigorífico, é ligado à contratação de pessoas do gênero masculino, ao oferecer a contratação de mulheres, estimula o enfrentamento às desigualdades de gênero no âmbito organizacional, a possibilidade do rompimento do ciclo de violência a partir da autonomia econômica, ações socioeducativas colaborando para a desconstrução de comportamentos que reforçam o cenário de violência em nossa sociedade.
USINA ELDORADO S.A - Unidade Eldorado, empresa com sede em Eldorado, projeto “Portfolio de boas práticas inclusivas de mulheres nas Unidades Atvos do Polo Sul – MS Unidade Eldorado”
Objetivo: com as boas práticas apresentadas em nosso portfólio, visamos a construção de uma Cultura inclusiva e a promoção de um ambiente de respeito, acolhedor, acessível e igualitário em ações internas - 166 integrantes mulheres da Unidade Eldorado Programa Elo com Elas - 25 Mulheres da Comunidade a ser replicado em Eldorado.
2021
Na primeira edição do Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, 4 empresas foram classificadas:
MATZ BOUTIQUE, microempresa de Jardim, que apresentou a iniciativa “Provador da voz”.
Objetivo: o projeto é voltado para as mulheres que têm dificuldade em prestar queixa de abusos, seja por vergonha ou por medo. “A vítima, muitas vezes, não consegue denunciar as agressões porque está sob constante vigilância. Por isso, é preciso agir com urgência “. No “Provador da Voz” a mulher pede para experimentar um vestido rosa que será um pedido simbólico de socorro caso esteja passando por alguma instabilidade. As vendedoras irão orientá-la sobre os serviços de apoio.
CR COACHING DE RESULTADO LTDA, microempresa de Campo Grande, com a iniciativa “Multiplicação do Projeto Ela Pode em MS”.
Objetivo: encorajar mulheres empreendedoras e mulheres que desejam empreender, conquistar autonomia financeira e poder de decisão nos seus negócios e nas suas vidas. As capacitações são presenciais e online, com certificado oferecido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, nas áreas de liderança, comunicação, negociação, vendas, marca pessoal, finanças, ferramentas digitais, e-commerce e inovação.
AGROIMPAR – Consultoria e Planejamento em Agronegócio Ltda, empresa de pequeno porte de Maracaju, com o Projeto: “Eu apoio Mulheres no Agronegócio”.
Objetivo: promover treinamentos visando conscientizar as colaboradoras sobre seus direitos e orientar sobre as questões de igualdade que podem se apresentar ao longo de sua carreira, trabalhando os valores que convergem para a equidade de gêneros, valorizando a estima e a força da mulher no ambiente de trabalho do mundo agro, exemplificando com mulheres que já atuam fortemente no agronegócio, procurando mostrar que as mulheres podem se tornar protagonistas de suas próprias histórias de sucesso, ocupando cada vez mais espaços no agronegócio, consciente de seus direitos.
ADECOAGRO Vale do Ivinhema, empresa de grande porte, que foi selecionada com três propostas: “Multi Programa de Inclusão – Pilar para Equidade de Gênero”, “Pra você – Programa de Qualidade de Vida Colaboradora” e “Programa Proteger”.
"Multi Programa de Inclusão ADEAGRO – Pilar Equidade de Gênero"
Objetivo: promover um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo, livre de qualquer forma de preconceito e discriminação, avançando na apropriação, por toda a empresa, de conceitos, princípios e valores relacionados à equidade de gênero – atraindo mulheres, desenvolvendo e ampliando a liderança feminina, adotando a informação como recurso estratégico na remoção de obstáculos à igualdade de gênero apresentados pelas colaboradoras; implantando benefícios inclusivos, assegurando que as políticas internas estejam considerando as necessidades de homens e mulheres no ambiente do trabalho; comunicando publicamente nossas ações em prol da igualdade de gênero e seus impactos positivos no negócio, com o objetivo de inspirar a comunidade local e atuar na melhoria de políticas públicas para mulheres nas comunidades onde estamos.
"Programa Proteger"
Objetivo: implementar ações internas e externas de caráter socioeducativo e preventivo, juntos aos colaboradores, colaboradoras e comunidades sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, ao assédio sexual e moral e à cultura do estupro.
"Pra você! Programa de Qualidade de Vida Colaboradora"
Objetivo: atendimento à colaboradora visando à melhoria do ambiente de trabalho e a resolução da situação apresentada – atuando com base na prevenção / saúde da mulher: “Projeto Gestante”: proporcionar informações sobre o pré-natal para a saúde da mãe e bebê; campanha “Março Lilás”: estimular o autocuidado, orientar sobre o que é câncer de colo de útero, detecção, tratamento e sobretudo, prevenção; campanha “Outubro Rosa”: promover a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e seu diagnóstico precoce.
Acesse aqui o Decreto nº 15.551, de 19 de novembro de 2020.
Acesse aqui o Edital de Seleção SEGOV nº 1/2020.
Confira o anúncio das empresas selecionadas, durante live de lançamento da Campanha “O protagonismo da mulher sul-mato-grossense”, em 8 de março de 2021: https://fb.watch/47878jsb3N/