Em roda de conversa, mulheres protagonistas no esporte de MS dão voz às suas narrativas

Categoria: Protagonismo das Mulheres | Publicado: sexta-feira, março 11, 2022 as 19:06 | Voltar

Com o propósito de ouvir e agir em prol das mulheres ativas no esporte no estado, a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) realizaram, nesta sexta-feira (11), a roda de conversa “O Protagonismo da Mulher no Esporte”. O evento foi mediado pela jornalista Isabelly Melo, e contou com a presença de atletas, professoras, técnicas e mulheres envolvidas com práticas esportivas.

Durante a conversa, todas tiveram a oportunidade de contar seus problemas e desafios, além de propor novas políticas públicas para a resolução destes. “Tivemos aqui diversas sugestões interessantes”, conta o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda. “Apesar de sempre buscarmos a excelência em nossos serviços, precisamos, de fato, ouvir os problemas para que possamos resolvê-los. Fizemos isso hoje e, com toda certeza, todas as proposições serão analisadas com total atenção”, conclui.

Para Luciana Azambuja, titular da SPPM, a importância do momento deu-se pelas narrativas apresentadas pelas participantes. “Pudemos ouvir histórias de superação e de luta dessas mulheres que tanto se empenham no esporte em nosso estado”, relata. “Sabemos que o esporte transforma vidas e realidades, além de empoderar as mulheres. Afinal, esporte é superação, é nos colocar diante de dificuldades para superar as adversidades a todo momento, assim como nós, mulheres, continuamos na luta pela ocupação de espaços e pelo direito de vivermos todas sem violência, sem preconceito e sem discriminações. Parabéns à Fundesporte por esse evento”, finaliza.

Praticante assídua de esportes, como a corrida de rua, Mônica Riedel também marcou presença no bate-papo. “Tive oportunidade de ouvir quem realmente entende e participa do esporte. Não existe melhor lugar para se ter boas ideias e implementar novas ações”, conta Mônica, que é casada com o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.  “O esporte transforma vidas, educa, impacta diretamente em nossa sociedade. Precisamos explorar mais as opções que o esporte nos oferece, usando isso para tirar as crianças das ruas, das drogas. Assim, ensinamos como a vida realmente é, que é preciso batalhar para chegar onde você quer”.

Quem aproveitou para defender sua categoria foi a árbitra do quadro nacional da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Rosane Cicarini. “Essa foi uma grande oportunidade de fomentar novas políticas públicas, além de descobrir aquelas que já existem em locais diferentes dos quais nós participamos”, relata Rosane, que também é professora de Educação Física no ensino básico e superior. “Além disso, também fortalecemos o vínculo e a união pela luta de nossos direitos dentro do meio esportivo”, finaliza.

A vereadora do município de Jaraguari, Daniela do Carmo Martins, agradeceu à Fundesporte pela realização da roda de conversa. “Foi uma experiência única vivenciar esse espaço com tantas mulheres diferentes. Aqui todas puderam levar seus problemas ao conhecimento tanto do Governo do Estado quanto do município. Com certeza vou levar o que ouvi para minha vida pessoal e profissional”.

Ao final do evento, placas simbólicas foram entregues para algumas mulheres relevantes para a cena esportiva do estado, como forma de homenagem. “Essas placas são pouco diante do que essas mulheres representam”, afirmou o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Confira todas as fotos: Roda de conversa – O protagonismo da mulher no esporte

Clara Rockel e Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Fotos: Edemir Rodrigues/Governo MS

Publicado por: Jaqueline