O Selo Social "Empresa Amiga da Mulher”, instituído pelo Decreto nº 15.551, de 19/11/2020, foi concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul à 4 (quatro) empresas, anunciadas em live realizada no dia 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Uma Comissão Julgadora formada por representantes da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, SEMAGRO, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Ministério Público do Trabalho e SEBRAE/MS, fez as análises quanto à admissibilidade (enquadramento no conceito de empresa) e mérito de cada uma das propostas.
Seguem as empresas selecionadas, que receberão os certificados via Correios:
Matz Boutique
Categoria: microempresa
Município: Jardim
Iniciativa: Provador da voz
Objetivo: o projeto é voltado para as mulheres que têm dificuldade em prestar queixa de abusos, seja por vergonha ou por medo. “A vítima, muitas vezes, não consegue denunciar as agressões porque está sob constante vigilância. Por isso, é preciso agir com urgência “. No “Provador da Voz” a mulher pede para experimentar u m vestido rosa que será um pedido simbólico de socorro caso esteja passando por alguma instabilidade. As vendedoras irão orientá-la sobre os serviços de apoio.
CR Coaching de Resultado Ltda
Categoria: microempresa
Município: Campo Grande
Projeto: Multiplicação do Projeto Ela Pode em MS
Objetivo: encorajar mulheres empreendedoras e mulheres que desejam empreender, conquistar autonomia financeira e poder de decisão nos seus negócios e nas suas vidas. As capacitações são presenciais e online, com certificado oferecido pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, nas áreas de liderança, comunicação, negociação, vendas, marca pessoal, finanças, ferramentas digitais, e-commerce e inovação.
AGROIMPAR – Consultoria e Planejamento em Agronegócio Ltda
Categoria: empresa de pequeno porte
Município: Maracaju
Projeto: Eu apoio Mulheres no Agronegócio
Objetivo: promover treinamentos visando conscientizar as colaboradoras sobre seus direitos e orientar sobre as questões de igualdade que podem se apresentar ao longo de sua carreira, trabalhando os valores que convergem para a equidade de gêneros, valorizando a estima e a força da mulher no ambiente de trabalho do mundo agro, exemplificando com mulheres que já atuam fortemente no agronegócio, procurando mostrar que as mulheres podem se tornar protagonistas de suas próprias histórias de sucesso, ocupando cada vez mais espaços no agronegócio, consciente de seus direitos.
ADECOAGRO Vale do Ivinhema
Categoria: empresa de grande porte
Município: Ivinhema
Projetos:
Multi Programa de Inclusão ADEAGRO – Pilar Equidade de Gênero
Objetivo: promover um ambiente de trabalho ainda mais inclusivo, livre de qualquer forma de preconceito e discriminação, avançando na apropriação, por toda a empresa, de conceitos, princípios e valores relacionados à equidade de gênero – atraindo mulheres, desenvolvendo e ampliando a liderança feminina, adotando a informação como recurso estratégico na remoção de obstáculos à igualdade de gênero apresentados pelas colaboradoras; implantando benefícios inclusivos, assegurando que as políticas internas estejam considerando as necessidades de homens e mulheres no ambiente do trabalho; comunicando publicamente nossas ações em prol da igualdade de gênero e seus impactos positivos no negócio, com o objetivo de inspirar a comunidade local e atuar na melhoria de políticas públicas para mulheres nas comunidades onde estamos.
Programa Proteger
Objetivo: implementar ações internas e externas de caráter socioeducativo e preventivo, juntos aos colaboradores, colaboradoras e comunidades sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, ao assédio sexual e moral e à cultura do estupro.
Pra você! Programa de Qualidade de Vida Colaboradora
Objetivo: atendimento à colaboradora visando à melhoria do ambiente de trabalho e a resolução da situação apresentada – atuando com base na prevenção / saúde da mulher: “Projeto Gestante”: proporcionar informações sobre o pré-natal para a saúde da mãe e bebê; campanha “Março Lilás”: estimular o autocuidado, orientar sobre o que é câncer de colo de útero, detecção, tratamento e sobretudo, prevenção; campanha “Outubro Rosa”: promover a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e seu diagnóstico precoce.
Publicado por: Jaqueline