Por deliberação unânime, o Conselho Estadual dos Diretos da Mulher de Mato Grosso do Sul, vem a público manifestar seu irrestrito e incondicional APOIO às mulheres que ocupam espaços culturalmente ocupados por homens, como o futebol.
Um site de notícias publicou em 15 de abril de 2021 uma matéria enaltecendo as mulheres no cenário do esporte, em especial a jornalista Isabelly Melo, que foi a primeira mulher a narrar um jogo de futebol profissional em nosso estado, frente às atitudes e comentários machistas que foram dirigidos a ela na respectiva matéria jornalística.
O conteúdo pode ser lido no link: https://midiamax.uol.com.br/midiamais/2021/isabelly-e-primeira-mulher-narrar-jogo-de-futebol-em-mato-grosso-do-sul.
Os comentários foram tão absurdos que o mesmo site publicou no outro dia nova matéria acerca dos comentários machistas, demonstrando o quanto é necessário desconstruir a misoginia, a desigualdade entre homens e mulheres.
Este conteúdo pode ser lido no link: https://midiamax.uol.com.br/midiamais/2021/narracao-feminina-gera-ataques-machistas-e-expoe-luta-constante-no-esporte-em-ms.
Lamentavelmente que o cenário esportivo, um ambiente que deveria naturalmente ser bastante saudável, ainda permita a desigualdade de gênero, dificultando a inserção feminina e reforçando práticas preconceituosas, abusivas e de assédio.
A sociedade e as instituições precisam estar atentas às situações recorrentes de discriminações pelas quais as mulheres vivenciam
Enquanto órgão deliberativo e com autonomia para fiscalizar, o CEDM sempre exercerá suas competências com o compromisso de lutar por políticas públicas que promovam condições de melhorar, cada vez mais, a vida das mulheres.
Campo Grande, 11 de maio de 2021
Amanda Parizan Faria
Presidente do CEDM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso do Sul
Publicado por: Jaqueline